Projetos de Extensão

2020

O projeto de extensão integrou uma das fases do Pesquisas e ações intersetoriais entre educação e saúde na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do Zika vírus na Baixada Fluminense, desenvolvido em parceria  com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire da Rede Municipal de Educação, com carga horária de 120 horas, para profissionais de Educação da Rede Municipal de Duque de Caxias.

2017

Descrição: O projeto de extensão (Processo nº 23267.000206/2017-61) é articulado aos projetos de pesquisa Desenho Universal para a aprendizagem: implementação e avaliação do protocolo do Livro digital acessível (Processo n.º 23267.00069/2017-64 da UFRRJ) e Inclusão de pessoas com deficiências: desenvolvimento e aplicação de tecnologias assistivas na escola e na vida  (Processo nº 226559 da FAPERJ). Os objetivos do projeto de extensão são: a) Oferecer aos participantes conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem para estudantes com deficiência, assim como as estratégias curriculares e recursos tecnológicos a serem empregados em sua escolarização; b) Implementar ações integradas de extensão, associadas ao ensino e à pesquisa, como estratégia de intervenção social da Universidade junto aos sistemas de educação da Baixada Fluminense, mais especificamente junto a professores da rede pública de ensino que participarão dos projetos de pesquisa anteriormente mencionados.

2016

O curso de extensão é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem” vinculado ao Instituto Multidisciplinar – Campus da UFRRJ de Nova Iguaçu e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), em parceria com o Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF). O curso de extensão é para professores que integram prioritariamente sete redes Municipais de Educação da Baixada Fluminense, a saber: Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti. O projeto é fruto dos resultados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos na UFRRJ: a) “Observatório da Educação – Escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”, financiado pelo Programa Observatório da Educação da CAPES; e b) “A Escolarização e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense”, financiado pelo Programa Jovem Cientista do nosso Estado da FAPERJ. Entendemos que, por meio de ações de extensão como esta, contribuiremos, sobremaneira com a melhoria da formação de professores da Educação Básica da região.

2013 - 2014

O projeto objetiva promover o uso dos marcos teóricos, conceituais, metodológicos e informativos do Guia Escolar: métodos para identificação do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes como referência par ao desenvolvimento da ideia de uma cultura de direitos humanos e a formação profissional da saúde e da educação. O projeto é desenvolvido numa parceria entre IPUB/UFRJ e IM/UFRRJ, sob a coordenação da professora Leila Maria Amaral Ribeiro e coordenação adjunta de Márcia Denise Pletsch.

2009 - 2010

O programa de Formação inicial e continuada de professores da Baixada Fluminense para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na educação básica e no ensino superior, vinculado ao Laboratório de Formação de Professores (DES/IM), ao Laboratório de Estudos e Pesquisas da Infância e da Ludicidade (DES/IM) e ao Observatório de políticas públicas em Educação Especial e inclusão escolar (DES/IM), visa à implantação de projetos e ações integradas de extensão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e nas Redes Municipais de Educação da Baixada Fluminense. O Programa integra três projetos: (1) Educação inclusiva e ensino superior: pesquisa, construção do conhecimento e estratégias de ensino; (2) Inclusão: desafios para a prática docente na Educação Infantil; (3) Educação como direito: produção de materiais que favoreçam a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em diferentes contextos de educação.


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