Portal de Práticas Inclusivas

Visando difundir as atividades educacionais desenvolvidas nas redes públicas de ensino durante a pandemia do COvid-19, tanto no ensino básico quanto no ensino superior, o Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar (ObEE), lançou este portal sobre práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, realizadas durante o ensino remoto.  O objetivo é disseminar uma série de materiais e práticas docentes, em formato de resumo expandido, em vídeo ou em texto completo no formato de coletâneas, sobre acessibilidade e inclusão aplicadas à educação de pessoas que integram o público da Educação Especial. Os materiais apresentados podem estar relacionados aos diferentes campos do conhecimento e devem ser decorrentes de trabalho desenvolvido por professores e demais profissionais da área de Educação atuantes na rede pública de ensino, prioritariamente, mas não exclusivamente, da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro.

As práticas e experiências educativas desenvolvidas envolvem os seguintes alunos:

– Com altas habilidades/superdotação;

– Com transtorno do espectro autista;

– Com deficiência física;

– Com surdez ou deficiência auditiva;

– Com deficiência visual: cegueira e baixa visão;

– Com surdocegueira;

– Com deficiência múltipla;

– Com deficiência intelectual;

– Com síndrome congênita do zika vírus.


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