nossa proposta, neste livro, é apresentar dados de pesquisa a partir de uma investigação colaborativa e coletiva. Investigações dessa natureza têm crescido e mostrado novas possibilidades de produção do conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem e das práticas pedagógicas dirigidas para esses sujeitos. Para tal, tomaremos como base as experiências do Observatório da Educação na área da deiciência intelectual, realizadas em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade
do Vale do Itajaí (UNIVALI), em 10 municípios (sete no Rio de Janeiro e três em Santa Catarina) e mais uma instituição escolar, de nível federal, por meio do projeto A escolarização de alunos com deiciência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem, inanciado pelo Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES).