Uma obra que traz o retrato de como a inclusão escolar é tratada tanto na teoria como na prática. Em “Repensando a inclusão escolar”, a autora vai muito além dos estudos e propostas para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas para alunos ditos “normais”: realiza uma consistente pesquisa de campo em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, evidenciando, na vida real, como é feita a inclusão escolar e os principais desafios para sua educação efetiva.
Como as políticas educacionais voltadas para a inclusão de crianças e jovens com deficiência têm transformado os processos de ensino e aprendizagem vigentes nas escolas brasileiras? A este respeito o livro nos apresenta um histórico dos princípios, políticas e práticas inclusivas e alimenta o debate a respeito das questões levantadas pelos principais teóricos da área. Paralelamente, apoia-se em experiências concretas vividas em salas de aula para realizar uma análise profunda da atual situação da educação inclusiva em nosso país. Sua abordagem crítica aponta as falhas e contradições do sistema, indicando os desafios que ainda precisam ser encarados para a construção de uma educação inclusiva de qualidade. Nesse sentido, esta obra é uma inestimável contribuição para a proposição de ações, incluindo políticas e práticas curriculares e pedagógicas, tendo como base a realidade dos contextos sociais e educacionais.
Para Flávia Faissal de Souza, autora do prefácio este livro “não só aponta as contradições internas do próprio desenho político, tanto nas diretrizes internacionais quanto nas brasileiras, como também nos leva a pensar sobre o longo e complexo caminho a ser percorrido entre a implementação das políticas públicas e o redimensionamento das práticas pedagógicas no cotidiano escolar. São colocadas questões que vão desde a formação docente ao contexto social da vida dos alunos, dos educadores, e as condições para a realização do trabalho pedagógico, sem deixar de considerar a intensificação da função docente frente a todas as demandas das políticas educacionais atuais.
Fruto de uma ampla pesquisa – premiada com a medalha de 30 anos da FAPERJ em 2010 – este livro é uma referência indispensável para se pensar e entender o campo da educação inclusiva em nosso país.