Programa de Formação inicial e continuada de professores da Baixada Fluminense para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na educação básica e no ensino superior (2009- 2010)

O projeto foi vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas da Infância e da Ludicidade (DES/IM) e ao Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (IM/PPGEduc/UFRRJ) e visou a implantação de projetos e ações integradas de extensão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e nas Redes Municipais de Educação da Baixada Fluminense, associando a elaboração e disseminação de ações fundamentadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Dado a importância da educação para a consequente inclusão social das pessoas com necessidades educacionais especiais, este programa focaliza a qualificação dos professores dos sistemas de ensino da região e dos alunos de licenciaturas (futuros professores) no uso de ajudas técnicas ou tecnologias assistivas em suas práticas pedagógicas em diferentes contextos da educação básica e do ensino superior. Vale esclarecer que as ajudas técnicas são recursos que incluem brinquedos e jogos pedagógicos adaptadas, computadores, software e hardware especiais que contemplam questões de acessibilidade para a educação e a vida autônoma de pessoas com necessidades educacionais especiais, equipamentos de comunicação alternativa, acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos, entre tantos outros. O programa integrou três projetos, com princípios comuns à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nos diferentes níveis de ensino. Os projetos usaram metodologias específicas, porém interligadas entre si. As atividades dos projetos foram planejadas, elaboradas e avaliadas, de forma coletiva entre os integrantes do programa, assim, consolidando as ações propostas.

Financiamento: Programa de Extensão Universitária – PROEXT 2009 (Edital 6).


Postado em 17/03/2015
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