O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas de excelência . Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico. O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Professora Rosana Glat do PROPED/UERJ com a colaboração de pesquisadores do CAP/UERJ e do PPEduc/UFRRJ.
Financiamento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
O projeto integra a pesquisa em rede “ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão”, aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação OBEDUC/CAPES/ONEP edital 49/2010). A pesquisa tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília – proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFJF-MG, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Além dessas instituições conta com a colaboração de outras Universidades como a UFRRJ-RJ, UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFSCar-SP. A coordenação geral do projeto é da Profª. Drª. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília/SP.
Financiamento: Programa Observatório da Educação da CAPES
Pesquisa realizada com financiamento do CNPQ e tem como principal problema a ser abordado nessa pesquisa refere-se ao estudo, aplicação e análise de método de ensino para que se efetive a apropriação da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual, com base na experiência cubana, cujos dados demonstram a conquista da competência de leitura e escrita, com índices gerais de 97% de alfabetização no país e, na área da deficiência intelectual, alguns se alfabetizam em 1 ano e outros, com maiores comprometimentos, em 3 anos. Esse tem sido uma grande problemática no contexto brasileiro, principalmente no que se refere às diretrizes de ensino para alcançar de forma eficiente e resguardada as particularidades destes alunos, suas possibilidades de leitura e escrita. Assim, os objetivos específicos são: 1)realizar amplo levantamento bibliográfico sobre métodos de ensino de leitura, escrita na área da deficiência intelectual, no Brasil e em Cuba; 2) realizar estudo do material bibliográfico, com ênfase nos procedimentos de ensino e resultados da aprendizagem; 3)realizar aprofundamento de estudos em lócus sobre o método de alfabetização cubano na área da deficiência intelectual; 4) elaborar, aplicar e analisar um programa de intervenção pedagógica, no Brasil, na área da leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual em ambiente com controle metodológico; 5) avaliar o impacto do programa na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, selecionados para a pesquisa; 6) realizar estudo comparativo dos dados de intervenção em Cuba e no Brasil; 7) preparar material formativo para professores brasileiros, destacando procedimentos pedagógicos favorecedores à aprendizagem; e, 8) realizar publicações científicas para divulgação dos resultados encontrados. O método consiste em levantamento bibliográfico em base de dados e um programa de intervenção a ser realizado em Havana (Cuba), Rio de Janeiro, São Paulo e Marília (São Paulo). O estudo foi coordenado pela Profª. Drª. Anna Augusta de Oliveira Sampaio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília/SP.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).